segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Construindo Pontes


Dois irmãos que moravam em fazenda vizinhas, um dia entraram em conflito. Foi a primeira briga séria em 40 anos de atividades lado a lado, compartilhando máquinas e mantendo parceria em trabalho e mercadorias, sem nenhum estremecimento.
Tudo começou com um pequeno mal entendido que evoluiu para um desentendimento maior e, finalmente, acabou explodindo numa troca de palavras amargas seguidas por semanas de silêncio entre ambos.
Uma certa manhã alguém bateu a porta do irmão mais velho. Ele a abriu e lá estava um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro. "Eu estou procurando por alguns dias de trabalho" disse o homem. "Talvez você tenha algumas pequenas tarefas por aí. Posso ajudá-lo?"
"Sim", disse o irmão mais velho. "Eu tenho um trabalho para você. Vê o riacho? Do lado de lá está o meu vizinho, na verdade, o meu irmão mais moço. Até semana passada havia pasto entre nós e ele pegou o seu trator e destruiu a barragem e, agora, temos riacho entre nós. Bem, ele deve ter feito isto para me magoar, mas isto não vai ficar assim. Você vê aquela pilha de madeira perto do celeiro?
Quero que você construa uma cerca com uns dois metros e meio de altura para que eu nunca mais veja a sua propriedade. Quero dar um gelo nele, de qualquer maneira".
Disse o carpinteiro, "Eu penso que entendi a situação. Mostre-me os pregos e a cavadeira e farei um serviço que vai lhe agradar".
Como o irmão mais velho tinha que ir à cidade buscar suprimentos, entregou o que o carpinteiro pediu e passou o dia inteiro ausente da fazenda. O carpinteiro trabalho pesado o dia inteiro, medindo, serrando e pregando.
Ao entardecer, o fazendeiro voltou da cidade quando o carpinteiro concluía o seu trabalho. O fazendeiro arregalou os olhos, e ficou boquiaberto.
Aquilo não era uma cerca, coisa nenhuma. Era uma ponte! Uma ponte estendida de uma à outra margem do riacho. Uma belíssima obra de carpinteiro, com corrimão e tudo mais e lá vinha o irmão mais moço atravessando pela ponte, com a mão estendida. "Você é um amigão para construir uma ponte, depois de tudo que eu lhe disse e que lhe fiz".
Os dois irmãos se encontraram no meio da ponte, com um aperto de mão seguido de um abraço. E voltaram-se para ver o carpinteiro já com sua caixa de ferramentas no ombro. "Não, espere! Fique conosco mais uns dias. Eu tenho uma porção de projetos para você", disse o irmão mais velho. "Eu gostaria muito de poder ficar", respondeu o carpinteiro, "mas eu tenho uma porção de outras pontes para construir".

Leitura Sugerida: Bíblia - Evangelho Colossenses 1, 15-20

Resenha do Filme - Jobs: Um olhar sobre o filme pelos alunos do 9º ano

  Direção:  Joshua Michael Stem Roteiro:  Matt Whiteley Elenco:  Ashton Kutcher, Dermon Mulroney, Josh Gad, Lukas Haas, J.K. Simmons, Lesley...