quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal: Chegada de Jesus de Nazaré


História dos Usos

Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas neolatinas. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C.

História

Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.

Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício de inverno.

Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal voltou a ser um grande feriado religioso, e ainda é em muitos países.

Cristianismo

A Bíblia diz que os pastores estavam nos campos cuidando das ovelhas na noite em que Jesus Cristo nasceu. Entretanto, o evangelista Lucas afirmava que havia pastores vivendo ao ar livre e mantendo vigias sobre os rebanhos à noite perto do local onde Jesus nasceu. O nascimento de Jesus se deu por volta de dois anos antes da morte do Rei Herodes, denominado "o Grande", ou seja, considerando que este morreu em 4 AEC, então Jesus só pode ter nascido em 6 AEC. Segundo a Bíblia, antes de morrer, Herodes mandou matar os meninos de Belém até aos 2 anos, de acordo com o tempo que apareceu a "estrela" aos magos. (Mateus 2:1, 16-19 - Era seu desejo se livrar de um possível novo "rei dos judeus").
A viagem de Nazaré a Belém - distância de uns 150 km - deveria ter sido muito cansativa para Maria que estava em adiantado estado de gravidez. Enquanto estavam em Belém, Maria teve o seu filho primogénito. Envolveu-o em faixas de panos e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar disponível para eles no alojamento.

A Estrela de Belém e Reis Magos

Após o nascimento de Jesus em Belém, ainda governava a Judeia o Rei Herodes, chegaram "do Oriente à Jerusalém uns magos guiados por uma estrela ou um objeto controverso que, segundo a descrição do Evangelho segundo Mateus, anunciou o nascimento de Jesus e levou os Três Reis Magos ao local onde este se encontrava. Os "magos" que vinham do Leste de Jerusalém, não eram reis. Os nomes de Gaspar, Melchior e Baltazar constam dos Evangelhos Apócrifos. Deduz-se terem sido 3 magos, em vista dos 3 tipos de presentes. Tampouco se menciona em que animais os Magos vieram montados.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da PUC-PR /2010.

Boa noite a todos!


Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade!

Deus é esse médico, o médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos.
Que médico mais excelente poderia existir?
Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Deus retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher.
Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.
Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu! Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, já estava na menopausa havia muito tempo!
Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro pediatra da história, pois disse: “Deixem vir a mim as crianças, porque delas é o reino de Deus!”
Ele também é o maior reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.
Jesus é o primeiro oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.
Ele também é o primeiro emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer: “Lázaro, vem para fora!”, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já havia falecido havia 4 dias.
Ele é o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento? O poder de seu amor.
Jesus também é o maior psiquiatra da história, há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!
Deus também é o melhor ortopedista que já existiu, pois juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens. Sem contar quando ele disse a um homem coxo: “Levanta, toma a tua maca e anda!”, e o homem andou! O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!
A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é o dermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam desta doença.
Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulopatia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.
Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sanguíneo? O negativo, ou, doador universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da sua morte na cruz e de sua ressurreição, deu a todos os que o recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!


O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes! Ele fez isso por nós!


Ele é um médico que não cobra pelos seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!

No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir a seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao seu lado no céu!
O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dele, e receber esta salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver!

Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus a não ser por Ele.



Seu nome é Jesus.


A este médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Surpreenda-me

De todas as maneiras que você puder.

Com seu sorriso, livre e alegre
Com teus pensamentos vivos e divertidos.
Com seus sonhos que me incluem.

Surpreenda-me
De maneira que você sempre fez.
Da maneira como sempre faz.
Desse jeito que me fascina.
Da vida que sempre quis.

Adoro vê-la acordar com esse sorriso.
E acima de tudo com a sua beleza.
Com esse humor distinto de todos que já vi.
Superando-me e me surpreendendo-me, como nunca vi.

Já vi alegria na vida, mas a sua é do universo.
É de um infinito incomparável
De luz absoluta.
E qualquer movimento ou atitude que você sempre toma é superar.

Você surpreende-me de maneira que não imaginava.
Aonde não existia alegria, você levou.
Aonde o riso desapareceu você chegou.
Quando a estrada estava fechada você abriu.

E pedir agora: Surpreenda-me.
E imaginar o que você fará amanhã.

Edson Rufo

sábado, 2 de outubro de 2010

A História de Lilli Braun - Chico Buarque/Edu Lopo

Interpretado por Maria Gadú


Como num romance
O homem dos meus sonhos
Me apareceu dancing
Era mais um
Só que num relance
Os seus olhos me chuparam
Feito um zoom
Ele me comia
Com aqueles olhos
De comer fotografia
Eu disse X
E de close em close
Fui perdendo a pose
E até sorri, feliz

E voltou
Me ofereceu um drinque
Me chamou de anjo azul
Minha visão
Foi desde então ficando flou

Como no cinema
Me mandava às vezes
Uma rosa e um poema
Foco de luz
Eu, feito uma gema
Me desmilinguindo toda
Ao som do blues
Abusou do scoth
Disse que meu corpo
Era só dele aquela noite
Eu disse please
Xale no decote
Disparei com as faces
Rubras e febris

E voltou
No derradeiro show
Com dez poemas e um buquê
Eu disse adeus
Já vou com os meus
Pra uma turnê
Como amar esposa
Disse que agora
Só me amava como esposa
Não como star
Me amassou as rosas
Me queimou as fotos
Me beijou no altar
Nunca mais romance
Nunca mais cinema
Nunca mais drinque no dancing
Nunca mais cheese
Nunca uma espelunca
Uma rosa nunca
Nunca mais feliz
Nunca mais romance
Nunca mais cinema
Nunca mais drinque no dancing
Nunca mais cheese
Nunca uma espelunca
Uma rosa nunca
Nunca mais feliz

O Que Te Faz Feliz? - Por Mário Yanase

Nós humanos somos seres estranhos. Nunca estamos felizes com nada. Vivemos sempre buscando algo que não temos, e o que temos já não nos importa. Algo como: a felicidade está em um patamar acima do nosso e estamos sempre a buscá-la. Enfim, por mais que tenhamos bens, saúde, uma família, sempre falta algo. Que seja algo distante, que seja impossível, pois será isso que iremos desejar, ainda que o que precisamos, de fato, esteja ao alcance de nossas mãos.

Carros, casas, bens, dinheiro, dinheiro. Seria essa a definição ideal de felicidade? Não sei, a resposta não é tão simples. Talvez a felicidade não se resuma nessas coisas, em bens materiais, embora estas coisas ajudem muito. Talvez, as coisas mais valiosas que temos, por mais démodé que seja, são amores. Não amores carnais apenas, paixões, mas sim amores, amores pelo simples viver, do amanhecer de um dia, de uma vida envolta de prazeres simplórios, e que não são necessariamente relacionados a dinheiro. Tá, reconheço que isso é filosófico demais, mas é realidade. Afinal, a vida deve ser encarada como um simplicidade impressionante, porque a vida é mesmo complexa. Mas é difícil ver simplicidade na vida, porque, aliás, a felicidade é, além de tudo, complexa.

Quando criança, eu queria ser adulto, mas por que cargas d’água hoje eu gostaria de ser criança? Por que sentimos falta daquilo que tivemos, e que sempre desejamos descartar?

Afinal, o que te faz feliz? O que nos faz feliz? O que é ser feliz? Talvez seja a esperança de saber que o amanhã poderá ser melhor, e é por isso que batalhamos hoje. É, talvez ser feliz seja isso: viver o que temos pra viver da maneira que podemos.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os Flintstones - 50 Anos

História

Os Flintstones foi uma criação dos estúdios Hanna-Barbera inspirada na sitcom The Honeymooners e na animação Stone Age Cartoons . Várias piadas de Stone Age são retomadas em Flintstones, como os jornais de pedra e o uso de animais como eletrodomésticos.
A série é construída como uma versão fantástica do passado remoto, com o uso da tração animal e outras tecnologias anteriores à era industrial, e materiais como peles, madeira e pedra, embora os humanos tenham hábitos semelhantes aos de uma família moderna do século XX. Nesse cenário anacrônico, o homem convive com dinossauros e mamutes.  
Os Flintstones era, originalmente, uma série direcionada ao público adulto. Nos dois primeiros anos de produção, o desenho era fortemente ligado à marca de cigarros Winston, e as personagens apareciam fumando em comerciais. A série mudou seu público-alvo para os jovens e crianças a partir da terceira temporada, quando nasceu a personagem Pedrita, o principal patrocinador passou a ser a fabricante de sucos de uva Wesh's, e os episódios adquiriram uma orientação mais familiar.
  
Personagens

Os Flintstones moram em Bedrock, uma cidade com 2.500 habitantes, no ano 1.040.000 A.C. Fred Flistone ganha a vida como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company, é casado com Wilma e pai de Pedrita, sendo exímio jogador de boliche e membro da confraria dos Búfalos d'água. Seu patrão é o Senhor Pedregulho. O prato preferido de Fred é o Brontossaurobúrguer (ou Brontoburguer) com Cactus-Cola e também Costelas de Brontossauro. Nos episódios, Fred sempre entra em confusão. Seu famoso bordão é "yabadabadoo".
Fre é casado com Wilma Flinstone, uma exímia dona-de-casa, mãe de Pedrita. Sua melhor amiga é Betty Rubble. Wilma já pensou em trabalhar fora várias vezes, mas seu marido Fred é contra. Na série animada Wilma é da classe operária assim como Fred; porém, no filme Viva Rock Vegas é de família rica. Pedrita, filha do casal, casa-se com Bambam Rubble quando cresce. A mãe de Wilma, Pearl Slaghoople, visita freqüentemente a família, trazendo aborrecimentos constantes a Fred, dando continuidade ao eterno, universal e engraçadissimo conflito entre sogra e genro. O mascote da família Flintstone é Dino, que sempre lambe seu dono quando ele chega do trabalho.
O melhor amigo de Fred é Barney Rubble, com quem sempre acaba brigando. Barney é casado com Betty e pai adotivo de Bambam. Se Fred faz alguma trapalhada, Barney estará junto, mesmo contra a sua vontade, pois Fred o obriga a fazer coisas que ele não quer fazer. Ainda quando o personagem tem uma boa idéia, Fred a toma para sí. É chamado de nanico por Fred.
Barney é casado com Betty Rubble. O nome de solteira de Betty é Betty McBricker. Esposa de Barney, é mãe adotiva de Bambam. Vizinha de Wilma Flintstone, sua melhor amiga, sempre acabam tirando Fred e Barney das enrascadas e confusões em que se meteram e sempre está com Vilma, mas tem um senso crítico mais apurado que seu ingênuo marido em relação a Fred.
Bambam Rubble é o filho adotivo de Barney e Betty, conforme mostrado em episódio da série. Ele foi deixado à porta da casa dos Rubbles logo após o nascimento de Pedrita. Conhecido por sua força descomunal, ele ama pedrita desde a infância.
Hoppy, um híbrido de canguru e dinossauro, é o mascote dos Rubbles. No primeiro episódio em que apareceu foi confundido com um rato gigante por Fred na garagem dos Rubbles. A confusão de um canguru com um rato de tamanho descomunal também ocorreu em outro desenho famoso de Hanna-Barbera, com o personagem Sylvester (Frajola), um rato e um filhote de canguru.

Séries relacionadas

O sucesso de Os Flintstones deu origem a outras séries animadas como Cave Kids e The Flintstones Kids, onde se incluía o super-herói Capitão Caverna e seu filho.
A lista de séries animadas derivadas da original é:
  • The Flintstones (1960-66)
  • Bambam e Pedrita (1971-72)
  • The Flintstone Comedy Hour (1972-73)
  • The Flintstone Comedy Show (1973-74)
  • Fred Flintstone and Friends (1977-78)
  • The New Fred and Barney Show (1979)
  • Fred and Barney Meet The Thing (1979)
  • Fred and Barney Meet The Shmoo (1979-80)
  • The Flintstone Comedy Show (1980-82)
  • The Flintstone Funnies (1982-84)
  • The Flinstone Kids (1986-88)
  • Dino: World Premiere Toons - featuring "Stay Out!" (1995) and "The Great Egg-Scape" (1997)
  • Cave Kids: Pebbles & Bamm-Bamm (1996)

Animação teatral

  • The Man Called Flintstone (1966, Columbia Pictures)

Especiais de televisão

  • A Flintstone Christmas (1977)
  • The Flintstones: Little Big League (1978)
  • The Flintstones Meet Rockula and Frankenstone (1979)
  • The Flintstones' New Neighbors (1980)
  • The Flintstones: Fred's Final Fling (1980)
  • The Flintstones: Wind-Up Wilma (1981)
  • The Flintstones: Jogging Fever (1981)
  • The Flintstones' 25th Anniversary Celebration (1986)
  • The Flintstone Kid' "Just Say No" Special (1988)
  • A Yabba Dabba Doo Celebration: 50 years of Hanna-Barbera (1989)
  • A Flintstone Family Christmas (1993)

Filmes

Filmes para televisão

  • The Jetsons Meet The Flintstones (1987)
  • I Yabba-Dabba Do! (1993)
  • Hollyrock-a-Bye Baby (1993)
  • A Flintstones Christmas Carol (1994)
  • The Flintstones: On the Rocks (2001)

Filmes com atores humanos

Foram feitos dois filmes com atores baseados na série.
  • Os Flintstones (1994)
  • Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000)

Super Mario - 25 anos

A Missão de Miyamoto e o Surgimento dos Jogos do Mario

O plano inicial da Nintendo para invadir o mercado Americano era desenvolver um jogo que tivesse como personagem principal algum personagem conhecido na América.
No caso o personagem escolhido foi o comedor de espinhafre Popeye e o desenvolvedor responsável foi Shigeru Miyamoto.
Até ai tudo ia bem, só que logo após concluir o game, a empresa perdeu os direitos de imagem sobre o marinheiro.
Miyamoto, no entando, não se deu por vencido e resolveu bolar um novo projeto. Usando as idéias de Popeye, ele criou um novo jogo onde um personagem chamado JumpMan ( nome antigo do Mario ), tinha que salvar a sua amada de um macaco insano. Surgia então Donkey Kong, o primeiro dos Jogos do Mario!!

O Jeitão do Super Mario

Uma das coisas mais interessantes na história dos jogos do mario, foi o fato de que parte das suas inconfundíveis características do personagem Mario surgirem graças as limitações técnologicas da época.
O boné por exemplo foi desenhado assim por Miyamoto porque não havia pixels suficientes para desenhar o cabelo.
Ele também queria que as pessoas notassem o nariz do personagem por isso fez o Mario com um narigão e depois botou um bigodão para realçar. Outra coisa interessante é que para dar mais movimento aos jogos do mario, e evidenciar que os braços do personagem se moviam, eles foram feitos de cor diferente do corpo, que ganhou um suspensório azul.
O nome do personagem também meio que surgiu por acaso. Inicialmente batizado como JumpMan, que convenhamos é um nome bem sem graça, logo alguém na Nintendo notou que o personagem, gordo e bigodudo se parecia muito com o diretor do escritório da Nintendo em Nova York que se chamava: Mario !!
A partir dai o apelido pegou e no próximo jogo desenvolvido pela Nintendo com o personagem ele já aparece como Mario.

Jogos do Mario: A Evolução da Aparência do Super Mario


Jogos do Mario: A Obra

O personagem Super Mario participou de dezenas de jogos, alguns como personagem principal, em outros como figurante e em alguns até como vilão.
Confira os jogos do Mario mais importantes da história e que compõe a linha principal do personagem:

Donkey Kong ( 1981 – Arcade e Nintendo )

Primeiro jogo do encanador, nesse game a missão era escalar uma construção e salvar Pauline ( futura princesa Toadstool ) das mãos do malvado macaco que arremessava barris em nosso heroi. Fatos importantes:
  • Primeiro jogo do Mario Primeira aparição da Princesa Toadstool ou Princesa Peach nos jogos do Mario.

Super Mario Bros. ( 1985 – Nintendo )

Nesse game, um terrivel vilão chamado Bowser e seu poderoso exército de monstros e tartarugas conquista o Reino do Cogumelos.
Cabe a Mario explorar esse enorme reino e lutar contra seus inimigos, para no fim libertar o reino e a sua princesa que foi raptada. Fatos importantes:
  • Primeira aparição de Luigi ( irmão de Mario ) nos jogos do Mario
  • Surgimento do vilão Bowser ou Koopa, que a partir daí se torna o antagonista da série
  • Nesse jogo Mario agora passa a poder pegar itens que o deixam mais forte, tais como o cogumelo, flor de fogo e estrela.

 

Super Mario Bros. 2 ( 1986 – Nintendo )

 Esse jogo na verdade foi produzido com o nome de Doki-doki Panic e tinha outros personagens, mas na ultima hora teve os seus personagens trocados para os personagens do mundo dos jogos do mario.

Super Mario Bros. 2 não se parece com nenhum outro dos jogos do mario e tem características engraçadas tais como o fato de se poder pegar legumes plantados no chão, levantar e jogar nos inimigos. Fatos importantes:
  • Aparecimento do personagem Toad nos jogos do mario.

 Super Mario Bros. 3 ( 1988 – Nintendo )

 É considerado por muitos um dos melhores jogos do mario já feitos !!
Conta com cenários variados, varias opções de itens que podem ser pegos, tais como a pena que faz voar e a roupa de sapo que melhora o desempenho na água e uma trilha sonora muito bem feita. Vendeu 18 milhões de unidades só nos Estados Unidos. Fatos importantes:
  • Aparecimento das famosas fases que se passam em barcos voadores.
  • Primeiro dos jogos do mario onde ele tem a habilidade de voar.
  • Surgem os Koopalings, os filhos de Koopa, eles fazem o papel dos chefes no jogo.

 Super Mario World ( 1991 – Super Nintendo )

Primeiro aparição dos jogos do mario em um video game de 32 bits ( Super Nintendo ). Nesse jogo, Bowser, agora acompanhado de seus filhos, resolvem atacar o pacífico reino dos Dinossauros.
Eles sequestram todos os ovos de dinossauro e também a princesa Peach. Cabe aos irmãos Mario e aos Yoshis sobreviventes salvar a todos. Fatos importantes:
  • Aparecimento do personagem Yoshi nos jogos do mario.
  • Possui dezenas de fases secretas, itens secretos e até alguns mundos secretos.

 Super Mario 64  ( 1997 – Nintendo 64 )

É o jogo que marca o inicio da era dos jogos do mario 3D. O jogo se passa todo dentro do castelo da Princesa Peach.
Ao invés de fases de plataformas, agora Mario se movimenta por um ambiente todo 3D, com liberdade total de ação e podendo escolher as fases.
A missão do nosso heroi dessa vez é recolher as estrelas mágicas escondidas por Bowser pelo castelo e por fim enfrenta-lo na batalha final. Fatos importantes:
  • Primeiro jogo do mario verdadeiramente 3D do Mario.
  • Mario ganha várias habilidades de pulos diferentes o que aumenta muito a jogabilidade.

 New Super Mario Bros. ( 2006 – Nintendo DS e Nintendo Wii )

New Super Mario Bros é um jogo que marca o renascimento dos jogos do Mario, depois de muitos anos sem grandes lançamentos.
New Super Mario Bros. inova aproveitando os gráficos mais poderosos do Nintendo DS e Nintendo Wii para criar um jogo do mario nos moldes clássicos mas com muita qualidade gráfica.
Para relembrar os velhos tempos as fases foram desenvolvidas em 2D mas os personagens são todos 3D dando um efeito muito bonito e impressionante para quem joga. Fatos importantes:
  • Marcou o renascimento dos jogos do Mario.
  • Segundo jogo 3D do Mario.

Super Mario Galaxy ( 2007 – Nintendo Wii )

Super Mario Galaxy, foi desenvolvido para inovar e aproveitar todo o potencial do Nintendo Wii produzindo um novo épico para os jogos do Mario.
Super Mario Galaxy não era apenas um jogo 3D era quase um jogo multi-dimensional onde você podia andar de cabeça pra baixo pular e fazer várias manobras muito loucas com o Mario. Fatos importantes:
  • Criou uma nova jogabilidade para os jogos do Mario aproveitando os controles do Nintendo Wii ( Wii Remote e Nunchuk ).
  • Terceiro jogo 3D do Mario.

 Super Mario Galaxy 2 ( 2010 – Nintendo Wii )

A continuação de Super Mario Galaxy, Super Mario Galaxy 2 vem para trazer de volta tudo o que o primeiro jogo da série trouxe de melhor e também muitas novidades bacanas.
Foram produzidas novas fases ainda mais fantásticas e mirabolantes, novos chefes desafiadores e também novos poderes para o Mario.
Super Mario Galaxy 2 marca a volta triunfante do personagem Yoshi aos jogos do Mario, com uma grande participação do simpático dinossauro que também ganhou alguns novos poderes. Fatos importantes:
  • Reaparecimendo do Yoshi com destaque nos jogos do Mario.
  • Quarto jogo 3D do Mario.

 


 

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quarterback's Amazing Game Winning Touchdown Scramble (2010)

Pela Luz Dos Olhos Teus - Tom Jobim (Part. de Miucha)


(Ela canta)
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar

Ai, que bom que isso é meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar

Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar

Meu amor juro por Deus
Me sinto incendiar

(Ele canta)
Meu amor juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar

Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais la ra ra ra...

Pela luz dos olhos teus
Eu acho meu amor e só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar

( La ra ri ra ra ra...)
( La ra ri ra ra ra...)

(Os dois cantam)
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar

Ai, que bom que isso é meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar

Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar

Meu amor juro por Deus
Me sinto incendiar

Meu amor juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar

Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais la ra ra ra...

Pela luz dos olhos teus
Eu acho meu amor e só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Escudos - Maria Gadú

Eu não tenho tempo pra falar teu nome

Eu não tenho nome pra você dizer
Meu café jamais vai matar sua fome
Nada que tu traga vai me apetecer
Sinistro parece que a gente se deu ao desfrute de nada
Tua tanga na manga do mágico falso
Tuas mãos na cartola teu corpo no palco

Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar

Não contei ainda teus escudos surdos
Sabe que eu te estudo sem me aproximar
O teu santo gringo me mostrou teu mundo
Vi que no escuro tu fica a chorar
Se Shiva me disse pra ter paciência
Te pego no beco do sino da crença
Te assusto com a ira da minha demência

Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar

Se Shiva me disse pra ter paciência
Te pego no beco do sino da crença
Te assusto com a ira da minha demência

Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo

Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo

Deixe teu ser mudo me fazer falar

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

40 anos sem Jimi Hendrix

James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 1942 - Londres, 18 de novembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na  Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Hendrix foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica. Foi influenciado por artistas de blues como B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rhytm and blues e soul como Curtis Mayfield, Steve Cropper, assim como de alguns artistas do jazz moderno. Em 1966, Hendrix, que tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz."
Durante as suas primeiras apresentações em clubes de Londres, o nome da nova estrela espalhou-se como fogo pela indústria musical britânica. Os seus shows e musicalidade criaram fãs rapidamente, entre eles os guitarristas Eric Clapton e Jeff Beck, assim como os Beatles e o The Who, cujos produtores imediatamente encaminharam Hendrix para o selo que produzia o The Who: a Track Records. O primeiro "single" desta parceria, uma regravação de "Hey Joe", se tornou quase que um padrão para as bandas de rock da época.

Morte
Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas de 18 de Setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. Havia passado parte da noite anterior numa festa, onde a namorada Monika Dannemann o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.


Dannemann alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado (sem que ela soubesse), na noite anterior, nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Por anos Dannemann alegou publicamente que Hendrix ainda estava vivo quando o colocaram na ambulância; seus comentários sobre aquela manhã, no entanto, foram frequentemente contraditórios, e variaram de entrevista para entrevista. Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia ninguém além de Hendrix no apartamento, e que não apenas ele estava morto quando chegaram à cena, mas também estava totalmente vestido, e já estava morto há algum tempo.
As letras de uma canção composta por Hendrix e encontradas no apartamento levaram Eric Burdon a fazer um anúncio prematuro no programa 24 Hours, da BBC, de que Hendrix teria cometido suicídio. Depois de um processo por difamação movido em 1996 pela namorada inglesa de Hendrix por anos, Kathy Etchingham, Monika Dannemann cometeu suicídio - embora seu último amante, Uli Jon Roth, tenha feito acusações de que ela teria sido assassinada.


Legado
Parte do estilo único de Hendrix se deve ao fato dele ter sido um canhoto que tocava uma guitarra para destros virada ao contrário . Embora ele tivesse e usasse diversos modelos de guitarra durante sua carreira (incluindo uma Gibson Flying V que ele decorara com motivos psicodélicos), sua guitarra preferida, e que será sempre associada a ele, era a Fender Stratocaster, ou "Strat". Ele comprou sua primeira Strat por volta de 1965, e usou-as quase constantemente durante o resto de sua vida.
Uma característica da Strat que Hendrix utilizou ao máximo foi a alavanca de trêmolo, patenteada pela Fender, que o habilitou a "entortar" notas e acordes inteiros sem que a guitarra saísse da afinação.

Lançamentos póstumos
Depois da morte de Hendrix, centenas de gravações inéditas começaram a surgir. Em 1972, o produtor britânico Joe Boyd montou um excelente filme documentário sobre a vida de Hendrix, que ficou em cartaz em cinemas ao redor do mundo por muitos anos. A trilha sonora dupla do filme, que incluía apresentações ao vivo em Monterey, Berkeley e Ilha de Wight é, provavelmente, a melhor das realizações póstumas. Outro LP surgido nos anos 70 que valeu a pena foi a compilação ao vivo 'Hendrix In the West', que consiste de uma seleção das melhores gravações ao vivo em solo americano dos últimos dois anos de sua vida, incluindo uma brilhante execução da favorita nos concertos, a música "Red House".


Discografia

* The Jimi Hendrix Experience
- Are You Experienced (1967)
- Axis: Bold as Love (1967)
- Electric Ladyland (1968)


* Jimi Hendrix/Band of Gypsys
- Band of Gypsys (1970)

* Álbuns póstumos
- The Cry of Love (1971)
- Rainbow Bridge (1971)
- War Heroes (1972)
- Loose Ends (1974)
- Valleys of Neptune (2010)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Goo Goo Dolls - Iris (legendado).wmv



And I'd give up forever to touch you

'Cause I know that you feel me somehow
You're the closest to heaven that I'll ever be
And I don't want to go home right now
And all I can taste is this moment
And all I can breathe is your life
And sooner or later it's over
I just don't want to miss you tonight

And I don't want the world to see me
'Cause I don't think they'd understand
When everything's made to be broken
I just want you to know who I am

And you can't fight the tears that ain't coming
Or the moment of truth in your lies
When everything feels like the movies
Yeah you bleed just to know you're alive

And I don't want the world to see me
'Cause I don't think they'd understand
When everything's made to be broken
I just want you to know who I am
And I don't want the world to see me
'Cause I don't think they'd understand
When everything's made to be broken
I just want you to know who I am

And I don't want the world to see me
'Cause I don't think they'd understand
When everything's made to be broken
I just want you to know who I am
I just want you to know who I am
I just want you to know who I am
I just want you to know who I am

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

HUMILDADE - Autor Desconhecido

Seja bastante humilde para ser capaz de agradecer a quem lhe aponta um defeito seu. Ao invés de se abespinhar, como se tivesse sido insultado, contenha-se, e logo compreenderá que ele viu e teve a franqueza de lhe mostrar aquilo que você mesmo precisava ter notado e não notou. Ele acaba de lhe fazer um bem, voluntária ou involuntariamente. Talvez outros estivessem até zombando desse seu defeito, mas sem a coragem de lhe apontar. Foi esse quem o acordou, para que você possa se corrigir. Pense nisso e receba com humildade. Vamos tentar de todas as maneiras exercer a humildade e procurar corrigir os nossos erros e os muitos defeitos que todos nós possuímos.

O que significa ser uma pessoa apaixonada(o)? - Meu Amigo Marcelo

É mais do que ser casado ou fazer amor com alguém.
Milhões de pessoas são casadas, milhões de pessoas fazem sexo, mas poucas são realmente apaixonadas.
Para ser apaixonada(o), você tem de se entregar e se comprometer numa eterna troca de intimidade com sua companheira(o).
Você é apaixonada(o) quando reconhece que a vida lhe deu aquela(e) companheira(o) como uma dádiva e você se alegra por isso todos os dias.
Você é apaixonada(o) quando se lembra de que sua companheira(o) não lhe pertence? É apenas um empréstimo do universo.
Você é apaixonada(o) quando entende que nada que acontece entre vocês dois deixa de ter significado, que tudo que diz tem o poder de deixar o seu amor alegre ou triste e tudo o que faz fortalece a ligação ou a enfraquece.
Você é apaixonada(o) quando compreende tudo isso e, assim, acorda cada manhã agradecido por ter mais um dia para amar e desfrutar esse amor com sua companheira(o).
Ser apaixonada(o)o por alguém é uma benção.
Você recebeu a dádiva de ter alguém escolhido para caminhar ao seu lado, alguém com quem partilhará seus dias e suas noites, sua cama e seus problemas.
Essa outra pessoa poderá ver partes secretas do seu eu que ninguém mais poderá ver.
Tocará partes de seu corpo que ninguém mais tocará.
Vai procurar você no seu esconderijo e lhe oferecerá seus braços como um refúgio seguro e amoroso.
Seu amor lhe oferece vários milagres a cada dia.
Tem o poder de fazê-lo feliz com um sorriso, com sua voz, seu perfume, o modo de caminhar.
Tem o poder de acabar com sua solidão e de tornar sublime o que é comum.
Ela(e) é seu caminho para alcançar o Céu aqui na Terra.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pai - Fabio Jr.

Pai!

Pode ser que daqui a algum tempo

Haja tempo prá gente ser mais

Muito mais que dois grandes amigos

Pai e filho talvez...



Pai!

Pode ser que daí você sinta

Qualquer coisa entre

Esses vinte ou trinta

Longos anos em busca de paz...



Pai!

Pode crer, eu tô bem

Eu vou indo

Tô tentando, vivendo e pedindo

Com loucura prá você renascer...



Pai!

Eu não faço questão de ser tudo

Só não quero e não vou ficar mudo

Prá falar de amor

Prá você...



Pai!

Senta aqui que o jantar tá na mesa

Fala um pouco tua voz tá tão presa

Nos ensine esse jogo da vida

Onde a vida só paga prá ver...



Pai!

Me perdoa essa insegurança

Que eu não sou mais

Aquela criança

Que um dia morrendo de medo

Nos teus braços você fez segredo

Nos teus passos você foi mais eu...



Pai!

Eu cresci e não houve outro jeito

Quero só recostar no teu peito

Prá pedir prá você ir lá em casa

E brincar de vovô com meu filho

No tapete da sala de estar

Ah! Ah! Ah!...



Pai!

Você foi meu herói meu bandido

Hoje é mais

Muito mais que um amigo

Nem você nem ninguém tá sozinho

Você faz parte desse caminho

Que hoje eu sigo em paz

Pai! Paz!...

A Origem do Dia dos Pais

         Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
        Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
        Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
        A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
       No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
       Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
       Em outros países: Pelo menos (11) onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
       Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
       No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
        Na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
        Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
        Em Portugal, a data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
        No Canadá, o Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
        Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
        No Paraguai, a data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
        No Peru, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
         Na Austrália, a data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
         Na África do Sul, a comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
         Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !


Texto compilado das seguintes fontes:

- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.

Sites:
http://www.pratofeito.com.br/pages.php?recid=2315
http://www.virtual.epm.br/uati/corpo/dia_pais.htm
http://educaterra.terra.com.br/almanaque/datas/pai.htm

Dia 04/08 foi meu aniversario, aqui uma lista de coisas importantes que já aconteceu nesse dia!!!

Fatos históricos do dia 4 de agosto

Eventos históricos

1578 - Batalha de Alcácer-Quibir: o rei de Marrocos derrota o exército português e o rei D. Sebastião de Portugal é morto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, abrindo caminho a uma crise dinástica.
1666 - Comandando a frota inglesa, Príncipe Rupert do Reno derrota o almirante Michiel de Ruyter na Batalha do Dia de Santiago Maior.
1693 - Data tradicionalmente citada como o dia em que Dom Pérignon inventou o champanhe.
1789 - A Assembleia Constituinte em França decreta o fim das corveias e outros privilégios feudais. É o fim do Antigo Regime.
1944 - Segunda Guerra Mundial: Os exércitos aliados libertam Florença; A Gestapo captura Anne Frank e sua família em Amsterdam graças a um informante. Anne morreu em um campo de concentração e seu diário ficou mundialmente famoso.
1978 - Decreto-lei assinado pelo presidente Ernesto Geisel proibe greve nos setores de segurança nacional e serviços de primeira necessidade.
1980 - Dezenas de pessoas morrem atingidas pela lava do vulcão Allen, no leste do Caribe.
1984 - A república africana do Alto Volta muda seu nome para Burkina Faso.
2005 - Início da Wikimania, primeiro encontro internacional de wikipedistas, em Frankfurt (Alemanha).

Nascimentos

1521 - Papa Urbano VII (m. 1590).
1792 - Percy Bysshe Shelley, poeta inglês (m. 1822).
1841 - Manuel de Melo Cardoso Barata, político brasileiro (m. 1916).
1889 - Vespasiano Barbosa Martins, médico e político brasileiro (m. 1965)./ William Keighley, cineasta estadunidense (m. 1984)
1894 - Carlos Luz, ex-presidente do Brasil (m. 1961).
1900 - Elizabeth Bowes-Lyon, rainha consorte do Reino Unido de 1936 a 1952 (m. 2002)
1901 - Louis Armstrong, músico norte-americano (m. 1971).
1903 - Mário de Miranda Vilas-Boas, bispo brasileiro (m. 1968).
1905 - Juracy Magalhães, militar e político brasileiro (m. 2001).
1909 - Roberto Burle Marx, arquiteto e paisagista brasileiro (m. 1994).
1921 - Herb Ellis, músico norte-americano (m. 2010).
1928 - Christian Goethals, automobilista belga (m. 2003).
1936 - Joaquim Roriz, político brasileiro.
1951 - Andris Bērziņš, político letão.
1955 - Billy Bob Thornton, ator norte-americano.
1960 - José Luis Rodríguez Zapatero, primeiro-ministro da Espanha.
1961 - Barack Obama, político norte-americano.
1964 - Pita, ex-futebolista brasileiro.
1965 - Fredrik Reinfeldt, político sueco.
1967 - Iliyan Kiryakov, ex-futebolista búlgaro.
1968 - Daniel Dae Kim, ator sul-coreano.
1969 - Max Cavalera, músico brasileiro do grupo Soulfly e Sepultura.
1970 - Håvard Flo, edx-futebolista norueguês.
1971 - Jeff Gordon, piloto de automóveis norte-americano.
1972 - Predrag Đorđević, futebolista sérvio.
1973 - Marcos, futebolista brasileiro./ Javier de Pedro, ex-futebolista espanhol./ Xavier Marchand, nadador francês./
1974 - Kily González, futebolista argentino.
1975 - Nikolaos Lyberopoulos, futebolista grego.
1976 - Levan Silagadze, futebolista georgiano.
1977 - Luís Boa Morte, futebolista português./ Marek Heinz, futebolista tcheco./ Marco Brito, futebolista brasileiro.
1978 - Kurt Busch, piloto de automóvel americano.
1980 - Ahmed Belal, futebolista egípcio./ Benjamin Köhler, futebolista alemão./
1981 - Simone Del Nero, futebolista italiano./ Malkhaz Asatiani, futebolista georgiano./ Ismael Fuentes, futebolista chileno./ Janne Henriksson, futebolista finlandês./ Benjamin Lauth, futebolista alemão./
Jádson Viera, futebolista brasileiro.
1982 - Rubinho, futebolista brasileiro./ Luca Antonini, futebolista italiano./ Pablo Brenes, futebolista costarriquenho./ David Mendes da Silva, futebolista holandês./ Carlinhos Capixaba, futebolista brasileiro.
1984 - Natalia Lavrova, ginasta russa (m. 2010)./ Endurance Idahor, futebolista nigeriano (m. 2010).
1985 - Antonio Valencia, futebolista equatoriano./ Alexis Ruano Delgado, futebolista espanhol./ Mark Milligan, futebolista australiano./ Marco Russ, futebolista alemão./ Robbie Findley, futebolista norte-americano./ Leonardo, futebolista brasileiro.
1986 - Oleg Ivanov, futebolista russo./ Dominic Yobe, futebolista zambiano./ Ricardo Faty, futebolista francês.
1987  - Karina Kay, atriz norte-americana./ Phil Younghusband, futebolista filipino.
1988 - Michael Herck, piloto romeno de corridas./ Monette Russo, ginasta australiana./ Éverton Silva, futebolista brasileiro./ Daniel Carriço, futebolista português.
1989 - Risto Kägo, futebolista estoniano./ Kazunari Ono, futebolista japonês.
1990 - Riccardo Perpetuini, futebolista italiano./ Tapio Heikkilä, futebolista finlandês.
1992 - Dylan Sprouse, ator norte-americano./ Cole Sprouse, ator norte-americano, irmão de Dylan Sprouse./ Yudi Tamashiro, apresentador de televisão brasileiro.
1995 - Bruna Marquezine, atriz brasileira.

Falecimentos

1060 - O rei Henrique I de França (n. 1008)
1578 - O rei Sebastião de Portugal (n. 1554)
1875 - Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês de histórias infantis (n. 1805)
1849 - Anita Garibaldi - companheira de Giuseppe Garibaldi (n. 1821)
1859 - João Maria Batista Vianney, sacerdote francês (n. 1786)
1906 - José de Camargo Barros, bispo brasileiro (n. 1858)
1908 - William Boyd Allison, político e legislador estadunidense (n. 1829)
1957 - Washington Luís, presidente do Brasil (n. 1869)
1994 - Cyro dos Anjos, jornalista, professor, cronista, romancista, ensaísta e memorialista brasileiro (n. 1906)
1997 - Jeanne Calment, supercentenária francesa (n. 1875)
2006 - Appe, chargista político da revista O Cruzeiro (n. 1920)

terça-feira, 27 de julho de 2010

SONETO DA FIDELIDADE - Vinícius de Moraes

De tudo, meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

30 anos sem Vinicius de Moraes - 19/10/1913-09/07/1980

Vinicius de Moraes foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Músicas:
1932 - "Loira ou Morena" com Haroldo Tapajós
1933- "Dor de uma Saudade" (composta com Joaquim Medina), gravada em 1933 por João Petra de Barros e Joaquim Medina; "O Beijo Que Você Não Quis Dar" composta com Haroldo Tapajós e "Canção da Noite" composta com Paulo Tapajó), ambas gravadas em 1933 pelos Irmãos Tapajós;
1934- "Canção para Alguém" (composta com Haroldo Tapajós), gravada pelos mesmos um ano depois; 1953- "Quando Tu Passas Por Mim", Aracy de Almeida gravou o primeiro samba de sua autoria escrita com Antonia Maria;
1954- "Dobrado de Amor a São Paulo" Aracy de Almeida gravou tambem com sua outra parceria Antonia Maria;
1956- com parceria Tom Jobim: compuseram a trilha sonora, que incluía "Lamento no Morro", "Se Todos Fossem Iguais A Você", "Um Nome de Mulher", "Mulher Sempre Mulher" e "Eu e Você" e  foram lançadas em disco por Roberto Paiva, Luiz Bonfá e Orquestra; "A Felicidade", "Chega de Saudade", "Eu Sei Que Vou Te Amar", "Garota de Ipanema", "Insensatez"', entre outras belas canções;
1957- Aracy de Almeida gravou "Bom Dia, Tristeza" (composta com Adoniran Barbosa); Tito Madi gravou "Se Todos Fossem Iguais A Você"; Bill Farr gravou "Eu Não Existo Sem Você"; Agnaldo Rayol gravou "Serenata do Adeus"; Albertinho Fortuna gravou "Eu Sei Que Vou Te Amar"; "O Nosso Amor" e "A Felicidade" foram duas das canções mais lançadas no final daquela década.
1957-1958- o diretor de cinema francês Marcel Camus filmou "Orfeu do Carnaval" no Rio de Janeiro, filme este que recebeu o nome de Orfeu Negro. Vinicius compôs para o filme "A Felicidade" e "O Nosso Amor";
1958- "Canção do Amor Demais", gravado pela cantora Elizeth Cardos; "Luciana", "Estrada Branca", "Outra Vez" e "Chega de Saudade", em interpretações vocais intimistas com Tom Jobim;
1960- "Janelas Abertas" (composta com Tom Jobim), por Jandira Gonçalves e "Bate Coração", (composta com Antônio Maria), por Marianna Porto de Aragão; Com Carlos Lyra: "Você e Eu", "Coisa Mais Linda" "A Primeira Namorada" e "Nada Como Te Amar".
1962- "Canção da Eterna Despedida" (composta com Tom Jobim) e  "Em Noite de Luar" (composta com Ary Barroso) foram gravadas por Orlando Silva e Ângela Maria; Com Pinxiguinha: "Lamento" e "Mundo Melhor", os chorinhos; Com o compositor e violonista Baden Powell: "Apelo", "Canção de Amor", "Canto de Ossanha", "Formosa", "Mulher Carioca" "Paz", "Pra Que Chorar", "Samba da Bênção", "Samba Em Prelúdio", "Só Por Amor", "Tem Dó", "Tempo Feliz", entre outras; Vinicius de Moraes participou de "Encontro", um dos mais importantes concertos da bossa nova e realizado na boate "Au Bon Gourmet", no Rio de Janeiro. Neste show, foram lançadas clássicos da música popular brasileira como "Ela é Carioca", "Garota de Ipanema", "Insensatez", "Samba do Avião" e "Só Danço Samba"; Com Carlos Lyra: "Marcha da Quarta-feira de Cinzas" e a bela "Minha Namorada";
1963- Vinicius de Moraes lançou com a atriz Odete Lara seu primeiro álbum: "Vinicius e Odete Lara". Com arranjos e regência do poeta Moacir Santos, o LP continha canções da parceria com Baden Powell, como "Berimbau", "Mulher Carioca", "Samba em Prelúdio" e "Só por Amor", entre outras;
1964- "Bom-dia, Amigo" (parceria com Baden Powell), "Carta ao Tom", "Dia da Criação" e "Minha Namorada" (parcerias com Carlos Lyra), e "Adalgiza", "…Das Rosas", "História de Pescadores" e "Saudades da Bahia" (parcerias com o cantor, compositor e violonista Dorival Caymmi);
1965- "Arrastão" (composta com Edu Lobo), defendida por Elis Regina, ficou com o primeiro lugar, e "Valsa do Amor que Não Vem" (parceria com Baden Powell), defendida por Elizeth Cardoso, ficou com o segundo lugar; Com o arranjador, cantor e instrumentista Edu Lobo, Vinicius compôs "Zambi" e "Canção do Amanhecer" - canções que se engajaram no clima de protesto da época e foram apresentadas em projetos do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE).
1970 - Parceria com Toquinho: "Como Dizia o poeta", "Tarde em Itapoã" e "Testamento".
1971- assinou com Chico Buarque, sobre antigo choro de "Garoto", a canção "Gente Humilde", grande sucesso gravada pelo próprio Chico e, pouco depois, por Ângela Maria; Parceria com Toquinho: "Maria Vai com as Outras", "Morena Flor", "A Rosa Desfolhada"
1972- Parceria com Toquinho: eles lançaram o álbum "São Demais os Perigos Dessa Vida", contendo - além da faixa-título - grandes sucessos como "Cotidiano nº 2", "Para Viver Um Grande Amor" e "Regra três";
1974- Vinicius e Toquinho compuseram "As Cores de Abril" e "Como É Duro Trabalhar", ambas incluídas na trilha sonora da novela "Fogo Sobre Terra" (da Rede Globo); A parceria lançou o álbum "Toquinho, Vinicius e Amigos". O disco teve as participações de Maria Bethânia (em "Apelo" e "Viramundo"), Cyro Monteiro ("Que Martírio" e "Você Errou", últimas gravações deste cantor), Maria Creuza ("Tomara" e "Lamento no Morro"), Sergio Endrigo ("Poema Degli Occhi" e "La Casa") e Chico Buarque ("Desencontro"); Ainda naquele ano, a dupla lançou "Vinicius e Toquinho", quarto álbum de estúdio da parceria, que trazia composições de autoria deles, como "Samba do Jato", "Sem Medo" e "Tudo Na Mais Santa Paz", e ainda "Samba pra Vinicius", homenagem ao poetinha de Toquinho e Chico Buarque, que fez uma participação especial no disco.

Livros e Outros:
1933- O Caminho para a Distância;
1936- Ariana, a Mulher;
1943- Cinco Elegias;
1946- Poemas, Sonetos e Baladas
1947- a revista Filme com Alex Vianny;
1950Pátria Minha em Barcelona;
1954- Antologia Poética, coletanea de poemas; Orfeu da Conceição, sua peça teatral, premiada no concurso do IV Centenário de São Paulo e publicada na revista "Anhembi"; 
1962- "Procura-se Uma Rosa" e "Para Viver Um Grande Amor"; "Pobre Menina Rica", sua peça teatral, cuja trilha sonora trazia canções como "Sabe Você", "Primavera" e "Samba do Carioca" (lançando a cantora Nara Leão), ambas parcerias com Carlos Lyra;
1964- "Cordélia e o Peregrino";
1966- "Para Uma Menina Com Uma Flor", um livro de crônicas;
1969- "Obra Poética" e se apresentou ao lado de Maria Creuza e Dorival Caymmi em Punta del Este; O poetinha também fez recital na Livraria Quadrante, em Lisboa, apresentando, entre outros, os poemas "A Uma Mulher", "O Falso Mendigo", "Sob o Trópico de Câncer" (no qual trabalhou durante 9 anos) e "Soneto da Intimidade";
1975- "A Arca de Noé", poemas infantis.

Mesmo após a morte, a obra musical de Vinicius manteve-se prestigiada na música brasileira. Foram lançados os álbuns "Toquinho, Vinicius e Maria Creuza - O Grande Encontro" (1988) e "A História dos Shows Inesquecíveis - Poeta, Moça e Violão: Vinicius, Clara e Toquinho" (1991), além de terem sido lançados livros sobre o poeta, como "Vinicius de Moraes - Livro de letras" (1993), de José Castelo, "Vinicius de Moraes" (1995), também de José Castello, "Vinicius de Moraes" (1997), de Geraldo Carneiro (uma edição ampliada do livro publicado em 1984). Ainda em 1993, Almir Chediak editou os três volumes do "Songbook Vinicius de Moraes".
Por ocasião dos vinte anos da morte do poeta, em 2000, a Praia de Ipanema foi o palco de um show em homenagem a Vinicius, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira, Roberto Menescal, Wanda Sá, Zimbo Trio, Os Cariocas, Emílio Santiago e Toquinho, interpretando composições de sua autoria.

Em 2003, ano em que o poeta completaria seu 90º aniversário, foram lançados vários projetos em tributo à sua criação artística. Também foi lançado o website oficial de Vinicius.
Em 2005, "The Girl from Ipanema", versão em inglês de "Garota de Ipanema", de Astrud Gilberto, Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz, realizada em 1963, foi escolhida como uma das 50 grandes obras musicais da Humanidade pela Biblioteca do Congresso Americano. Ainda em 2005, estreou, na abertura da sétima edição do "Festival do Rio", o documentário "Vinicius", dirigido por Miguel Faria Jr. e produzido por Suzana de Moraes, filha do poeta, com a participação de Chico Buarque, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Adriana Calcanhoto, Mariana de Moraes e Olívia Byington, entre outros convidados. A trilha sonora do filme foi lançada em CD.
Em 2006, foi lançada a caixa "Vinicius de Moraes & Amigos", com cinco álbuns do poetinha, contendo 70 canções compiladas de fonogramas gravados por vários intérpretes e pelo próprio Vinicius (solo ou em dueto. A caixa incluiu ainda um livreto com a biografia do homenageado e as letras de todas as canções.

Resenha do Filme - Jobs: Um olhar sobre o filme pelos alunos do 9º ano

  Direção:  Joshua Michael Stem Roteiro:  Matt Whiteley Elenco:  Ashton Kutcher, Dermon Mulroney, Josh Gad, Lukas Haas, J.K. Simmons, Lesley...