quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Super Mario - 25 anos

A Missão de Miyamoto e o Surgimento dos Jogos do Mario

O plano inicial da Nintendo para invadir o mercado Americano era desenvolver um jogo que tivesse como personagem principal algum personagem conhecido na América.
No caso o personagem escolhido foi o comedor de espinhafre Popeye e o desenvolvedor responsável foi Shigeru Miyamoto.
Até ai tudo ia bem, só que logo após concluir o game, a empresa perdeu os direitos de imagem sobre o marinheiro.
Miyamoto, no entando, não se deu por vencido e resolveu bolar um novo projeto. Usando as idéias de Popeye, ele criou um novo jogo onde um personagem chamado JumpMan ( nome antigo do Mario ), tinha que salvar a sua amada de um macaco insano. Surgia então Donkey Kong, o primeiro dos Jogos do Mario!!

O Jeitão do Super Mario

Uma das coisas mais interessantes na história dos jogos do mario, foi o fato de que parte das suas inconfundíveis características do personagem Mario surgirem graças as limitações técnologicas da época.
O boné por exemplo foi desenhado assim por Miyamoto porque não havia pixels suficientes para desenhar o cabelo.
Ele também queria que as pessoas notassem o nariz do personagem por isso fez o Mario com um narigão e depois botou um bigodão para realçar. Outra coisa interessante é que para dar mais movimento aos jogos do mario, e evidenciar que os braços do personagem se moviam, eles foram feitos de cor diferente do corpo, que ganhou um suspensório azul.
O nome do personagem também meio que surgiu por acaso. Inicialmente batizado como JumpMan, que convenhamos é um nome bem sem graça, logo alguém na Nintendo notou que o personagem, gordo e bigodudo se parecia muito com o diretor do escritório da Nintendo em Nova York que se chamava: Mario !!
A partir dai o apelido pegou e no próximo jogo desenvolvido pela Nintendo com o personagem ele já aparece como Mario.

Jogos do Mario: A Evolução da Aparência do Super Mario


Jogos do Mario: A Obra

O personagem Super Mario participou de dezenas de jogos, alguns como personagem principal, em outros como figurante e em alguns até como vilão.
Confira os jogos do Mario mais importantes da história e que compõe a linha principal do personagem:

Donkey Kong ( 1981 – Arcade e Nintendo )

Primeiro jogo do encanador, nesse game a missão era escalar uma construção e salvar Pauline ( futura princesa Toadstool ) das mãos do malvado macaco que arremessava barris em nosso heroi. Fatos importantes:
  • Primeiro jogo do Mario Primeira aparição da Princesa Toadstool ou Princesa Peach nos jogos do Mario.

Super Mario Bros. ( 1985 – Nintendo )

Nesse game, um terrivel vilão chamado Bowser e seu poderoso exército de monstros e tartarugas conquista o Reino do Cogumelos.
Cabe a Mario explorar esse enorme reino e lutar contra seus inimigos, para no fim libertar o reino e a sua princesa que foi raptada. Fatos importantes:
  • Primeira aparição de Luigi ( irmão de Mario ) nos jogos do Mario
  • Surgimento do vilão Bowser ou Koopa, que a partir daí se torna o antagonista da série
  • Nesse jogo Mario agora passa a poder pegar itens que o deixam mais forte, tais como o cogumelo, flor de fogo e estrela.

 

Super Mario Bros. 2 ( 1986 – Nintendo )

 Esse jogo na verdade foi produzido com o nome de Doki-doki Panic e tinha outros personagens, mas na ultima hora teve os seus personagens trocados para os personagens do mundo dos jogos do mario.

Super Mario Bros. 2 não se parece com nenhum outro dos jogos do mario e tem características engraçadas tais como o fato de se poder pegar legumes plantados no chão, levantar e jogar nos inimigos. Fatos importantes:
  • Aparecimento do personagem Toad nos jogos do mario.

 Super Mario Bros. 3 ( 1988 – Nintendo )

 É considerado por muitos um dos melhores jogos do mario já feitos !!
Conta com cenários variados, varias opções de itens que podem ser pegos, tais como a pena que faz voar e a roupa de sapo que melhora o desempenho na água e uma trilha sonora muito bem feita. Vendeu 18 milhões de unidades só nos Estados Unidos. Fatos importantes:
  • Aparecimento das famosas fases que se passam em barcos voadores.
  • Primeiro dos jogos do mario onde ele tem a habilidade de voar.
  • Surgem os Koopalings, os filhos de Koopa, eles fazem o papel dos chefes no jogo.

 Super Mario World ( 1991 – Super Nintendo )

Primeiro aparição dos jogos do mario em um video game de 32 bits ( Super Nintendo ). Nesse jogo, Bowser, agora acompanhado de seus filhos, resolvem atacar o pacífico reino dos Dinossauros.
Eles sequestram todos os ovos de dinossauro e também a princesa Peach. Cabe aos irmãos Mario e aos Yoshis sobreviventes salvar a todos. Fatos importantes:
  • Aparecimento do personagem Yoshi nos jogos do mario.
  • Possui dezenas de fases secretas, itens secretos e até alguns mundos secretos.

 Super Mario 64  ( 1997 – Nintendo 64 )

É o jogo que marca o inicio da era dos jogos do mario 3D. O jogo se passa todo dentro do castelo da Princesa Peach.
Ao invés de fases de plataformas, agora Mario se movimenta por um ambiente todo 3D, com liberdade total de ação e podendo escolher as fases.
A missão do nosso heroi dessa vez é recolher as estrelas mágicas escondidas por Bowser pelo castelo e por fim enfrenta-lo na batalha final. Fatos importantes:
  • Primeiro jogo do mario verdadeiramente 3D do Mario.
  • Mario ganha várias habilidades de pulos diferentes o que aumenta muito a jogabilidade.

 New Super Mario Bros. ( 2006 – Nintendo DS e Nintendo Wii )

New Super Mario Bros é um jogo que marca o renascimento dos jogos do Mario, depois de muitos anos sem grandes lançamentos.
New Super Mario Bros. inova aproveitando os gráficos mais poderosos do Nintendo DS e Nintendo Wii para criar um jogo do mario nos moldes clássicos mas com muita qualidade gráfica.
Para relembrar os velhos tempos as fases foram desenvolvidas em 2D mas os personagens são todos 3D dando um efeito muito bonito e impressionante para quem joga. Fatos importantes:
  • Marcou o renascimento dos jogos do Mario.
  • Segundo jogo 3D do Mario.

Super Mario Galaxy ( 2007 – Nintendo Wii )

Super Mario Galaxy, foi desenvolvido para inovar e aproveitar todo o potencial do Nintendo Wii produzindo um novo épico para os jogos do Mario.
Super Mario Galaxy não era apenas um jogo 3D era quase um jogo multi-dimensional onde você podia andar de cabeça pra baixo pular e fazer várias manobras muito loucas com o Mario. Fatos importantes:
  • Criou uma nova jogabilidade para os jogos do Mario aproveitando os controles do Nintendo Wii ( Wii Remote e Nunchuk ).
  • Terceiro jogo 3D do Mario.

 Super Mario Galaxy 2 ( 2010 – Nintendo Wii )

A continuação de Super Mario Galaxy, Super Mario Galaxy 2 vem para trazer de volta tudo o que o primeiro jogo da série trouxe de melhor e também muitas novidades bacanas.
Foram produzidas novas fases ainda mais fantásticas e mirabolantes, novos chefes desafiadores e também novos poderes para o Mario.
Super Mario Galaxy 2 marca a volta triunfante do personagem Yoshi aos jogos do Mario, com uma grande participação do simpático dinossauro que também ganhou alguns novos poderes. Fatos importantes:
  • Reaparecimendo do Yoshi com destaque nos jogos do Mario.
  • Quarto jogo 3D do Mario.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do Filme - Jobs: Um olhar sobre o filme pelos alunos do 9º ano

  Direção:  Joshua Michael Stem Roteiro:  Matt Whiteley Elenco:  Ashton Kutcher, Dermon Mulroney, Josh Gad, Lukas Haas, J.K. Simmons, Lesley...