quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os Flintstones - 50 Anos

História

Os Flintstones foi uma criação dos estúdios Hanna-Barbera inspirada na sitcom The Honeymooners e na animação Stone Age Cartoons . Várias piadas de Stone Age são retomadas em Flintstones, como os jornais de pedra e o uso de animais como eletrodomésticos.
A série é construída como uma versão fantástica do passado remoto, com o uso da tração animal e outras tecnologias anteriores à era industrial, e materiais como peles, madeira e pedra, embora os humanos tenham hábitos semelhantes aos de uma família moderna do século XX. Nesse cenário anacrônico, o homem convive com dinossauros e mamutes.  
Os Flintstones era, originalmente, uma série direcionada ao público adulto. Nos dois primeiros anos de produção, o desenho era fortemente ligado à marca de cigarros Winston, e as personagens apareciam fumando em comerciais. A série mudou seu público-alvo para os jovens e crianças a partir da terceira temporada, quando nasceu a personagem Pedrita, o principal patrocinador passou a ser a fabricante de sucos de uva Wesh's, e os episódios adquiriram uma orientação mais familiar.
  
Personagens

Os Flintstones moram em Bedrock, uma cidade com 2.500 habitantes, no ano 1.040.000 A.C. Fred Flistone ganha a vida como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company, é casado com Wilma e pai de Pedrita, sendo exímio jogador de boliche e membro da confraria dos Búfalos d'água. Seu patrão é o Senhor Pedregulho. O prato preferido de Fred é o Brontossaurobúrguer (ou Brontoburguer) com Cactus-Cola e também Costelas de Brontossauro. Nos episódios, Fred sempre entra em confusão. Seu famoso bordão é "yabadabadoo".
Fre é casado com Wilma Flinstone, uma exímia dona-de-casa, mãe de Pedrita. Sua melhor amiga é Betty Rubble. Wilma já pensou em trabalhar fora várias vezes, mas seu marido Fred é contra. Na série animada Wilma é da classe operária assim como Fred; porém, no filme Viva Rock Vegas é de família rica. Pedrita, filha do casal, casa-se com Bambam Rubble quando cresce. A mãe de Wilma, Pearl Slaghoople, visita freqüentemente a família, trazendo aborrecimentos constantes a Fred, dando continuidade ao eterno, universal e engraçadissimo conflito entre sogra e genro. O mascote da família Flintstone é Dino, que sempre lambe seu dono quando ele chega do trabalho.
O melhor amigo de Fred é Barney Rubble, com quem sempre acaba brigando. Barney é casado com Betty e pai adotivo de Bambam. Se Fred faz alguma trapalhada, Barney estará junto, mesmo contra a sua vontade, pois Fred o obriga a fazer coisas que ele não quer fazer. Ainda quando o personagem tem uma boa idéia, Fred a toma para sí. É chamado de nanico por Fred.
Barney é casado com Betty Rubble. O nome de solteira de Betty é Betty McBricker. Esposa de Barney, é mãe adotiva de Bambam. Vizinha de Wilma Flintstone, sua melhor amiga, sempre acabam tirando Fred e Barney das enrascadas e confusões em que se meteram e sempre está com Vilma, mas tem um senso crítico mais apurado que seu ingênuo marido em relação a Fred.
Bambam Rubble é o filho adotivo de Barney e Betty, conforme mostrado em episódio da série. Ele foi deixado à porta da casa dos Rubbles logo após o nascimento de Pedrita. Conhecido por sua força descomunal, ele ama pedrita desde a infância.
Hoppy, um híbrido de canguru e dinossauro, é o mascote dos Rubbles. No primeiro episódio em que apareceu foi confundido com um rato gigante por Fred na garagem dos Rubbles. A confusão de um canguru com um rato de tamanho descomunal também ocorreu em outro desenho famoso de Hanna-Barbera, com o personagem Sylvester (Frajola), um rato e um filhote de canguru.

Séries relacionadas

O sucesso de Os Flintstones deu origem a outras séries animadas como Cave Kids e The Flintstones Kids, onde se incluía o super-herói Capitão Caverna e seu filho.
A lista de séries animadas derivadas da original é:
  • The Flintstones (1960-66)
  • Bambam e Pedrita (1971-72)
  • The Flintstone Comedy Hour (1972-73)
  • The Flintstone Comedy Show (1973-74)
  • Fred Flintstone and Friends (1977-78)
  • The New Fred and Barney Show (1979)
  • Fred and Barney Meet The Thing (1979)
  • Fred and Barney Meet The Shmoo (1979-80)
  • The Flintstone Comedy Show (1980-82)
  • The Flintstone Funnies (1982-84)
  • The Flinstone Kids (1986-88)
  • Dino: World Premiere Toons - featuring "Stay Out!" (1995) and "The Great Egg-Scape" (1997)
  • Cave Kids: Pebbles & Bamm-Bamm (1996)

Animação teatral

  • The Man Called Flintstone (1966, Columbia Pictures)

Especiais de televisão

  • A Flintstone Christmas (1977)
  • The Flintstones: Little Big League (1978)
  • The Flintstones Meet Rockula and Frankenstone (1979)
  • The Flintstones' New Neighbors (1980)
  • The Flintstones: Fred's Final Fling (1980)
  • The Flintstones: Wind-Up Wilma (1981)
  • The Flintstones: Jogging Fever (1981)
  • The Flintstones' 25th Anniversary Celebration (1986)
  • The Flintstone Kid' "Just Say No" Special (1988)
  • A Yabba Dabba Doo Celebration: 50 years of Hanna-Barbera (1989)
  • A Flintstone Family Christmas (1993)

Filmes

Filmes para televisão

  • The Jetsons Meet The Flintstones (1987)
  • I Yabba-Dabba Do! (1993)
  • Hollyrock-a-Bye Baby (1993)
  • A Flintstones Christmas Carol (1994)
  • The Flintstones: On the Rocks (2001)

Filmes com atores humanos

Foram feitos dois filmes com atores baseados na série.
  • Os Flintstones (1994)
  • Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000)

Super Mario - 25 anos

A Missão de Miyamoto e o Surgimento dos Jogos do Mario

O plano inicial da Nintendo para invadir o mercado Americano era desenvolver um jogo que tivesse como personagem principal algum personagem conhecido na América.
No caso o personagem escolhido foi o comedor de espinhafre Popeye e o desenvolvedor responsável foi Shigeru Miyamoto.
Até ai tudo ia bem, só que logo após concluir o game, a empresa perdeu os direitos de imagem sobre o marinheiro.
Miyamoto, no entando, não se deu por vencido e resolveu bolar um novo projeto. Usando as idéias de Popeye, ele criou um novo jogo onde um personagem chamado JumpMan ( nome antigo do Mario ), tinha que salvar a sua amada de um macaco insano. Surgia então Donkey Kong, o primeiro dos Jogos do Mario!!

O Jeitão do Super Mario

Uma das coisas mais interessantes na história dos jogos do mario, foi o fato de que parte das suas inconfundíveis características do personagem Mario surgirem graças as limitações técnologicas da época.
O boné por exemplo foi desenhado assim por Miyamoto porque não havia pixels suficientes para desenhar o cabelo.
Ele também queria que as pessoas notassem o nariz do personagem por isso fez o Mario com um narigão e depois botou um bigodão para realçar. Outra coisa interessante é que para dar mais movimento aos jogos do mario, e evidenciar que os braços do personagem se moviam, eles foram feitos de cor diferente do corpo, que ganhou um suspensório azul.
O nome do personagem também meio que surgiu por acaso. Inicialmente batizado como JumpMan, que convenhamos é um nome bem sem graça, logo alguém na Nintendo notou que o personagem, gordo e bigodudo se parecia muito com o diretor do escritório da Nintendo em Nova York que se chamava: Mario !!
A partir dai o apelido pegou e no próximo jogo desenvolvido pela Nintendo com o personagem ele já aparece como Mario.

Jogos do Mario: A Evolução da Aparência do Super Mario


Jogos do Mario: A Obra

O personagem Super Mario participou de dezenas de jogos, alguns como personagem principal, em outros como figurante e em alguns até como vilão.
Confira os jogos do Mario mais importantes da história e que compõe a linha principal do personagem:

Donkey Kong ( 1981 – Arcade e Nintendo )

Primeiro jogo do encanador, nesse game a missão era escalar uma construção e salvar Pauline ( futura princesa Toadstool ) das mãos do malvado macaco que arremessava barris em nosso heroi. Fatos importantes:
  • Primeiro jogo do Mario Primeira aparição da Princesa Toadstool ou Princesa Peach nos jogos do Mario.

Super Mario Bros. ( 1985 – Nintendo )

Nesse game, um terrivel vilão chamado Bowser e seu poderoso exército de monstros e tartarugas conquista o Reino do Cogumelos.
Cabe a Mario explorar esse enorme reino e lutar contra seus inimigos, para no fim libertar o reino e a sua princesa que foi raptada. Fatos importantes:
  • Primeira aparição de Luigi ( irmão de Mario ) nos jogos do Mario
  • Surgimento do vilão Bowser ou Koopa, que a partir daí se torna o antagonista da série
  • Nesse jogo Mario agora passa a poder pegar itens que o deixam mais forte, tais como o cogumelo, flor de fogo e estrela.

 

Super Mario Bros. 2 ( 1986 – Nintendo )

 Esse jogo na verdade foi produzido com o nome de Doki-doki Panic e tinha outros personagens, mas na ultima hora teve os seus personagens trocados para os personagens do mundo dos jogos do mario.

Super Mario Bros. 2 não se parece com nenhum outro dos jogos do mario e tem características engraçadas tais como o fato de se poder pegar legumes plantados no chão, levantar e jogar nos inimigos. Fatos importantes:
  • Aparecimento do personagem Toad nos jogos do mario.

 Super Mario Bros. 3 ( 1988 – Nintendo )

 É considerado por muitos um dos melhores jogos do mario já feitos !!
Conta com cenários variados, varias opções de itens que podem ser pegos, tais como a pena que faz voar e a roupa de sapo que melhora o desempenho na água e uma trilha sonora muito bem feita. Vendeu 18 milhões de unidades só nos Estados Unidos. Fatos importantes:
  • Aparecimento das famosas fases que se passam em barcos voadores.
  • Primeiro dos jogos do mario onde ele tem a habilidade de voar.
  • Surgem os Koopalings, os filhos de Koopa, eles fazem o papel dos chefes no jogo.

 Super Mario World ( 1991 – Super Nintendo )

Primeiro aparição dos jogos do mario em um video game de 32 bits ( Super Nintendo ). Nesse jogo, Bowser, agora acompanhado de seus filhos, resolvem atacar o pacífico reino dos Dinossauros.
Eles sequestram todos os ovos de dinossauro e também a princesa Peach. Cabe aos irmãos Mario e aos Yoshis sobreviventes salvar a todos. Fatos importantes:
  • Aparecimento do personagem Yoshi nos jogos do mario.
  • Possui dezenas de fases secretas, itens secretos e até alguns mundos secretos.

 Super Mario 64  ( 1997 – Nintendo 64 )

É o jogo que marca o inicio da era dos jogos do mario 3D. O jogo se passa todo dentro do castelo da Princesa Peach.
Ao invés de fases de plataformas, agora Mario se movimenta por um ambiente todo 3D, com liberdade total de ação e podendo escolher as fases.
A missão do nosso heroi dessa vez é recolher as estrelas mágicas escondidas por Bowser pelo castelo e por fim enfrenta-lo na batalha final. Fatos importantes:
  • Primeiro jogo do mario verdadeiramente 3D do Mario.
  • Mario ganha várias habilidades de pulos diferentes o que aumenta muito a jogabilidade.

 New Super Mario Bros. ( 2006 – Nintendo DS e Nintendo Wii )

New Super Mario Bros é um jogo que marca o renascimento dos jogos do Mario, depois de muitos anos sem grandes lançamentos.
New Super Mario Bros. inova aproveitando os gráficos mais poderosos do Nintendo DS e Nintendo Wii para criar um jogo do mario nos moldes clássicos mas com muita qualidade gráfica.
Para relembrar os velhos tempos as fases foram desenvolvidas em 2D mas os personagens são todos 3D dando um efeito muito bonito e impressionante para quem joga. Fatos importantes:
  • Marcou o renascimento dos jogos do Mario.
  • Segundo jogo 3D do Mario.

Super Mario Galaxy ( 2007 – Nintendo Wii )

Super Mario Galaxy, foi desenvolvido para inovar e aproveitar todo o potencial do Nintendo Wii produzindo um novo épico para os jogos do Mario.
Super Mario Galaxy não era apenas um jogo 3D era quase um jogo multi-dimensional onde você podia andar de cabeça pra baixo pular e fazer várias manobras muito loucas com o Mario. Fatos importantes:
  • Criou uma nova jogabilidade para os jogos do Mario aproveitando os controles do Nintendo Wii ( Wii Remote e Nunchuk ).
  • Terceiro jogo 3D do Mario.

 Super Mario Galaxy 2 ( 2010 – Nintendo Wii )

A continuação de Super Mario Galaxy, Super Mario Galaxy 2 vem para trazer de volta tudo o que o primeiro jogo da série trouxe de melhor e também muitas novidades bacanas.
Foram produzidas novas fases ainda mais fantásticas e mirabolantes, novos chefes desafiadores e também novos poderes para o Mario.
Super Mario Galaxy 2 marca a volta triunfante do personagem Yoshi aos jogos do Mario, com uma grande participação do simpático dinossauro que também ganhou alguns novos poderes. Fatos importantes:
  • Reaparecimendo do Yoshi com destaque nos jogos do Mario.
  • Quarto jogo 3D do Mario.

 


 

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quarterback's Amazing Game Winning Touchdown Scramble (2010)

Pela Luz Dos Olhos Teus - Tom Jobim (Part. de Miucha)


(Ela canta)
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar

Ai, que bom que isso é meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar

Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar

Meu amor juro por Deus
Me sinto incendiar

(Ele canta)
Meu amor juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar

Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais la ra ra ra...

Pela luz dos olhos teus
Eu acho meu amor e só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar

( La ra ri ra ra ra...)
( La ra ri ra ra ra...)

(Os dois cantam)
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar

Ai, que bom que isso é meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar

Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar

Meu amor juro por Deus
Me sinto incendiar

Meu amor juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar

Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais la ra ra ra...

Pela luz dos olhos teus
Eu acho meu amor e só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Escudos - Maria Gadú

Eu não tenho tempo pra falar teu nome

Eu não tenho nome pra você dizer
Meu café jamais vai matar sua fome
Nada que tu traga vai me apetecer
Sinistro parece que a gente se deu ao desfrute de nada
Tua tanga na manga do mágico falso
Tuas mãos na cartola teu corpo no palco

Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar

Não contei ainda teus escudos surdos
Sabe que eu te estudo sem me aproximar
O teu santo gringo me mostrou teu mundo
Vi que no escuro tu fica a chorar
Se Shiva me disse pra ter paciência
Te pego no beco do sino da crença
Te assusto com a ira da minha demência

Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar

Se Shiva me disse pra ter paciência
Te pego no beco do sino da crença
Te assusto com a ira da minha demência

Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo

Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo
Deixe teu ser mudo me fazer falar
Traga pra cá tudo

Deixe teu ser mudo me fazer falar

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

40 anos sem Jimi Hendrix

James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 1942 - Londres, 18 de novembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na  Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Hendrix foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica. Foi influenciado por artistas de blues como B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rhytm and blues e soul como Curtis Mayfield, Steve Cropper, assim como de alguns artistas do jazz moderno. Em 1966, Hendrix, que tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz."
Durante as suas primeiras apresentações em clubes de Londres, o nome da nova estrela espalhou-se como fogo pela indústria musical britânica. Os seus shows e musicalidade criaram fãs rapidamente, entre eles os guitarristas Eric Clapton e Jeff Beck, assim como os Beatles e o The Who, cujos produtores imediatamente encaminharam Hendrix para o selo que produzia o The Who: a Track Records. O primeiro "single" desta parceria, uma regravação de "Hey Joe", se tornou quase que um padrão para as bandas de rock da época.

Morte
Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas de 18 de Setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. Havia passado parte da noite anterior numa festa, onde a namorada Monika Dannemann o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.


Dannemann alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado (sem que ela soubesse), na noite anterior, nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Por anos Dannemann alegou publicamente que Hendrix ainda estava vivo quando o colocaram na ambulância; seus comentários sobre aquela manhã, no entanto, foram frequentemente contraditórios, e variaram de entrevista para entrevista. Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia ninguém além de Hendrix no apartamento, e que não apenas ele estava morto quando chegaram à cena, mas também estava totalmente vestido, e já estava morto há algum tempo.
As letras de uma canção composta por Hendrix e encontradas no apartamento levaram Eric Burdon a fazer um anúncio prematuro no programa 24 Hours, da BBC, de que Hendrix teria cometido suicídio. Depois de um processo por difamação movido em 1996 pela namorada inglesa de Hendrix por anos, Kathy Etchingham, Monika Dannemann cometeu suicídio - embora seu último amante, Uli Jon Roth, tenha feito acusações de que ela teria sido assassinada.


Legado
Parte do estilo único de Hendrix se deve ao fato dele ter sido um canhoto que tocava uma guitarra para destros virada ao contrário . Embora ele tivesse e usasse diversos modelos de guitarra durante sua carreira (incluindo uma Gibson Flying V que ele decorara com motivos psicodélicos), sua guitarra preferida, e que será sempre associada a ele, era a Fender Stratocaster, ou "Strat". Ele comprou sua primeira Strat por volta de 1965, e usou-as quase constantemente durante o resto de sua vida.
Uma característica da Strat que Hendrix utilizou ao máximo foi a alavanca de trêmolo, patenteada pela Fender, que o habilitou a "entortar" notas e acordes inteiros sem que a guitarra saísse da afinação.

Lançamentos póstumos
Depois da morte de Hendrix, centenas de gravações inéditas começaram a surgir. Em 1972, o produtor britânico Joe Boyd montou um excelente filme documentário sobre a vida de Hendrix, que ficou em cartaz em cinemas ao redor do mundo por muitos anos. A trilha sonora dupla do filme, que incluía apresentações ao vivo em Monterey, Berkeley e Ilha de Wight é, provavelmente, a melhor das realizações póstumas. Outro LP surgido nos anos 70 que valeu a pena foi a compilação ao vivo 'Hendrix In the West', que consiste de uma seleção das melhores gravações ao vivo em solo americano dos últimos dois anos de sua vida, incluindo uma brilhante execução da favorita nos concertos, a música "Red House".


Discografia

* The Jimi Hendrix Experience
- Are You Experienced (1967)
- Axis: Bold as Love (1967)
- Electric Ladyland (1968)


* Jimi Hendrix/Band of Gypsys
- Band of Gypsys (1970)

* Álbuns póstumos
- The Cry of Love (1971)
- Rainbow Bridge (1971)
- War Heroes (1972)
- Loose Ends (1974)
- Valleys of Neptune (2010)

Resenha do Filme - Jobs: Um olhar sobre o filme pelos alunos do 9º ano

  Direção:  Joshua Michael Stem Roteiro:  Matt Whiteley Elenco:  Ashton Kutcher, Dermon Mulroney, Josh Gad, Lukas Haas, J.K. Simmons, Lesley...