Achei muito interessante a explicação do André Prior sobre o que seria a Tecnologia Educacional, segue embaixo a reportagem:
Em poucas palavras a Tecnologia
Educacional pode ser descrita como a aplicação de recursos tecnológicos
diversos em prol do desenvolvimento educacional e da facilidade ao
acesso à informação.
A Tecnologia Educacional não é nenhuma novidade, muitas instituições já adotaram este ótimo recurso de desenvolvimento pedagógico: Unidades Escolares, Centros de Treinamento, Atividades de
Recrutamento, Clínicas de Psicopedagogia entre outras modalidades de
negócio.
Existem diversas Tecnologias que auxiliam na disseminação dos conteúdos educacionais, mas como em
toda aplicação pedagógica, o acompanhamento profissional é
indispensável, entende-se que a tecnologia facilita à maneira de educar,
mas não extingue o educador. Abaixo apresento quatro destaques no
assunto: Softwares Educacionais, Jogos Educativos, Dispositivos de
Interação com Usuário e Sistemas Operacionais com Conteúdo Educacional.
1.Softwares Educacionais
O recurso mais conhecido sem dúvida é o software. Pode ser produzido
nas diversas linguagens de programação e aplicado em sistemas
operacionais de código aberto ou não. O fator que impulsiona o
desenvolvimento do software é a facilidade já proporcionada pelas
ferramentas padrões de usabilidade (teclado e mouse), através das
ferramentas de entrada de dados já conhecidas os usuários apresentam
menos resistência à utilização. Por padrão não necessitam de interfaces
gráficas avançadas e podem ser utilizadas em Microcomputadores de custo
acessível.
Os softwares não são capazes de envolver muitos indivíduos simultaneamente, mas compensam em objetividade. Para educar
com esta tecnologia o usuário alvo deverá dispor de requisitos básicos
em percepção, raciocínio e alfabetização. Os Softwares Educacionais são
boas opções para trabalhar assuntos complexos individualmente.
2. Jogos Educativos
O desenvolvimento de jogos é mais restrito quanto à linguagem de
programação, além disso, o desenvolvimento Multiplataforma é mais
complexo, tornando necessário fazer diferentes versões do jogo para cada
Sistema Operacional. A diferença mais acentuada entre Jogos
Educacionais e Softwares são os recursos gráficos, que apelam para
cenários e personagens, desta forma trabalham o conteúdo de maneira mais
lenta. Esta tecnologia abrange diferentes públicos e aplica-se tanto
aos usuários em desenvolvimento quanto aos desenvolvidos. Outra
característica dos Jogos são os recursos audiovisuais que vão além da
sonoplastia e das belas imagens, possibilitam que o usuário interaja com
a plataforma através de microfone e webcam, fator chave para prender a
atenção dos mais dispersos. Neste modo de aplicação pode-se trabalhar em
turmas fazendo confronto entre equipes, aguçando ainda mais o interesse
do grupo. Este tipo de tecnologia normalmente exige equipamentos de
qualidade superior, logo o custo é maior.
3. Sistemas Operacionais com Conteúdo Educacionais
Existem para Download na Internet Sistemas Operacionais de Código Aberto
que alocam consigo material educativo, sejam Softwares ou Jogos
Educacionais. Estes Sistemas são moldados para utilização em turmas de
alunos, acompanhados por Educadores com conhecimento básico em
Informática. Neles são encontrados conteúdos programáticos das matérias
do ensino infantil e fundamental e até mesmo aulas prontas. Entretanto
para desfrutar dos conteúdos é necessário a instalação do sistema
operacional.
4. Dispositivos de Interação com Usuário
Os dispositivos físicos são normalmente os menos conhecidos entre os
citados anteriormente, principalmente pela dificuldade do
desenvolvimento. A fabricação deste tipo de tecnologia necessita de
diversos cuidados e normatizações, devem ser testados por órgãos
competentes e utilizar materiais adequados para cada tipo de público
alvo. Software e Jogos Educacionais podem não operar com estes
dispositivos, tornando necessária a fabricação de aplicativos próprios
para o equipamento em questão. Dentre estes equipamentos podemos citar
Centrais Educacionais, Mesas Educacionais, Lousas digitais e
Microcomputadores Adaptados. Normalmente estes dispositivos são
fabricados para atingir públicos específicos, é necessário analisar com
cuidado antes de adquirir um equipamento como este, o custo é relativo
ao que o equipamento propõe, podendo sofrer variações significantes. Os
contratos de manutenção devem ser feitos com a fabricante para evitar
erros técnicos comprometendo a qualidade dos equipamentos adquiridos.
5. Futuro da Tecnologia Educacional
A aproximação entre Tecnologia e Educação é cada vez mais perceptível
no Brasil. Em países desenvolvidos onde a maturidade tecnológica é
maior, a aplicação têm se mostrado muito eficaz no desenvolvimento
sócio-educativo. Em nosso país o custo para aquisição de tecnologia
continua elevado e a educação da população insuficiente para adoção em
grande parte do território Brasileiro. Muitas cidades metropolitanas já
desfrutam da Tecnologia Educacional para o Ensino Público, assim como já
acontecia no Ensino Particular.
Espero que nos próximos anos o Governo aumente o incentivo em
Tecnologia Educacional. Novas empresas poderão surgir no seguimento
gerando competição de preços, produtos, inovação e qualidade. Aguardamos
que com a adesão e o aperfeiçoamento da tecnologia já implantada, os
usuários alvos possam contar com a facilidade dos recursos durante seu
desenvolvimento, tornando-se cidadãos preparados para o futuro
tecnológico.
Fonte:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/educacao_a_distancia/tecnologia-educacional?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+oficinadanet_rss+%28Oficina+da+Net+-+Feed%29
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