sábado, 14 de setembro de 2013

Resenha do Filme: Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley)


Ficha Técnica:
Diretor: Martyn  Burke
Elenco: Noah Wyle (Steve Jobs); Joey Slotnick (Steve Wozniak); J.G. Hertzlez (Ridley Scott), Anthony Michael Hall (Bill Gates); Wayne Pére (Captain Crunch); Sheila Shaw (Mrs. Wozniak); Gema Zamprogna (Arlene), John Di Maggio (Steve Ballmer); Josh Hopkins (Paul Allen) e Gailard Sartain (Ed Roberts)
Roteiro: Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine.
Duração: 97min
Ano: 1999
País: EUA
Gênero: Drama/ Biografia
Distribuidora: Warner Home Video

***********************************************************************
Indicado pelo Profº Luiz Cruz - Administração de Sistemas Operacionais - Marília Simões do 4º Período de Licenciatura em Computação e Informática:

O Filme Piratas do Vale do Silício tem como destaque os protagonistas Steve Jobs e Bill Gates, ambos com o mesmo objetivo de vida: Serem reconhecidos e bem sucedidos profissionalmente.
O que mais chama a atenção na trama são as artimanhas destes dois empreendedores, enquanto Bill tenta criar um software para computador, Steve Jobs e seu amigo Steve Wozniak estudam uma forma de construir um computador na garagem de casa.
O filme relata a história do desenvolvimento das duas empresas mais famosas, Microsoft e Apple, da história da computação. Expondo a história dos criadores dessas empresas, Bill e Steve respectivamente, que iniciaram no universo da tecnologia por diversão e, posteriormente, passaram a destinar tempo, dedicação e determinação em busca da realização do sonho de desenvolver programas e computadores com recursos cada vez mais avançados.
Um dos pontos altos do filme, é a decepção que o público tem ao ver a personalidade de Steve Jobs em sua vida pessoal, em que ele renega a gravidez de sua namorada e a paternidade de sua filha Lisa.
No filme, a expressão “Nada se cria, tudo se copia”, é levada a sério em todo momento, pois percebemos que a esperteza da copia, possuída elos criadores, se sobressaia, muitas vezes, em detrimento da genialidade da criação, isto é, percebemos que os fundadores da Apple e da Microsoft se aproveitavam da ‘ingenuidade’ dos concorrentes para apossar-se dos inventos deles, dando golpes em muitas empresas.
É possível perceber o avanço da Apple em relação as demais empresas, o surgimento da Microsoft, do mouse, de softwares operacionais e de computadores que foram aprimorados até chegar ao estado em que o encontramos hoje, portáteis que cabem no bolso. No entanto, o film e retrata, também, a forma escrava de trabalho em que os funcionários da Apple eram submetidos, e, posteriormente, mostra a melhora por parte de Steve no tratamento de seus programadores, os quais possibilitavam manter a existência da empresa.
Bill e Jobs contribuíram significativamente para a evolução de computadores, da informática em geral, facilitando a vida das pessoas. Além disso, podemos aprender algumas lições que nos são verdadeiramente úteis - nada se cria, mas tudo se copia bem como o mundo é dos espertos, finalizando com um não confie tanto nas pessoas - já que vivemos um momento no qual a astúcia e a coragem precisam predominar caso pretenda sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do Filme - Jobs: Um olhar sobre o filme pelos alunos do 9º ano

  Direção:  Joshua Michael Stem Roteiro:  Matt Whiteley Elenco:  Ashton Kutcher, Dermon Mulroney, Josh Gad, Lukas Haas, J.K. Simmons, Lesley...