quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Homenagem aos 75 anos do Superman

Em 18 de abril de 1938 (data aproximada), chegava as bancas dos EUA a 1ª edição de Action Comics. Na capa, um homem com roupa de fortão de circo erguia um carro com os braços enquanto homens com cara de desespero saíam correndo. Foi a estrela de Superman, o Homem de Aço.


Apesar de dizer "junho, 1938" na capa, sabe-se que as revistas nos EUA saem meses antes do que a capa diz. Em um depoimento em tribunal de 1939, o gerente da DC Jack Liebowitz declarou que a edição havia saído em 18 de abril. Para os fãs mais devotos, é a data que vale.

A ideia do personagem, porém, já estava anotada pela dupla Jerry (Jerome) Siegel e Joe (Joseph) Shuster há pelo menos 5 anos - o nome chegou a ser utilizado num conto escrito pelo primeiro e ilustrado pelo segundo. Depois de tentar várias editoras - que não topavam o inverossímil personagem com poderes -, Siegel e Shuster, aos 23 anos, venderam sua criação para DC a US$ 10 por página, quantia que até hoje mobiliza a discussão nos tribunais.

Action Comics #1 vendeu mais de 100 mil exemplares na estreia e lançou o gênero dos super-heróis nos quadrinhos dos EUA - o gênero dominante até hoje. Custava 10 cents. Os raros exemplares da edição são comercializados por até US$ 2 milhões.

O personagem foi criado em meio à Grande Depressão, sendo o primeiro super-herói e dando início à Era de Ouro dos quadrinhos. Siegel e Shuster moldaram o Homem de Aço como um campeão da verdade e da justiça a partir de ideias - e mitos - já existentes em diversas civilizações. 
Ao longo dos anos, publicado pela DC Comics, o Superman ganhou uma mitologia vasta, com elementos como o planeta Krypton, a Supergirl, Krypton (o Supercão), a Legião dos Super-Heróis e muitos outros personagens e cenários que lhe adicionaram dimensões emocionais e conflitos pessoais, tornando-o um dos maiores ícones da cultura pop no planeta.

SUPERMAN: A EVOLUÇÃO DO UNIFORME

Não foram só os poderes do Superman que evoluíram em quase 7 décadas de aventuras. Seu uniforme, o primeiro entre os super-heróis, sofreu dezenas de alterações, e nem mesmo sua famosa capa foi poupada. Quando surgiu, em 1938, o herói já usava as patrióticas cores vermelho e azul, e o "S" de seu peito era bem simples, envolto num escudo amarelo. Suas botas também eram diferentes, e tinha um quê circense. A evolução foi rápida, e já em 1939, as botas eram bem parecidas com as que conhecemos hoje e o "S" havia aumentado de tamanho, agora envolto num triângulo. Em 1941, como o lançamento do primeiro desenho animado do herói (famosíssimo devido à qualidade técnica para a época), o emblema tinha um contorno amarelo e fundo preto, e era de dimensões um pouco mais discretas. Essa versão influenciou também a famosa série live-action de 1953 estrelada por George Reeves.

A partir do final da década de 40, a evolução passou a ser mais lenta, ficando limitada ao estilo pessoal de cada artista. As proporções do "S" e da capa às vezes mudavam, mas nenhuma alteração radical foi feita até os anos 90, notadamente uma época conturbada para os quadrinhos e especialmente para o Superman. Com o surgimento da editora Image, um novo peso-pesado nos quadrinhos americanos e o declínio nas vendas de seus gibis, o azulão comeu o pão que o diabo amassou: morreu, ressuscitou usando uma roupa preta e penteado estilo mullets, ficou com a pele azul, adotou novos poderes e um polêmico uniforme azul e branco, sem capa. Pouco depois, os editores perceberam que em time que estava ganhando não deveria haver mudanças. O Homem de Aço deixou a pele azul de lado, colocou  novamente a cueca por cima da calça e vestiu sua capa vermelha para vigiar os céus de Metrópolis. Durante um breve período trocou o amarelo do "S" por preto, em luto. O visual foi inspirado na série Reino do Amanhã, ilustrada por Alex Ross.

E se você pensa que parou por aí, está muito enganado: o diretor de Superman - O Retorno, Bryan Singer, trocou o vermelho pelo vinho mais sombrio e diminuiu o "S"do peito, que também foi replicado no cinto.
A seguir, com o reinício do universo DC nos quadrinhos, o herói ganhou duas versões. A primeira, mostrando-o mais jovem, veste calça jeans, camiseta curta e botas comuns . A outra, com o heróis adulto, deixa de lado o visual "colante" com um apelo de armadura leve. O logo em relevo, cinto estilizado e costuras/reforços aparentes, porém, são mudanças pequenas perante a maior delas: a cueca vermelha desapareceu. Visual muito parecido com esse foi o utilizado para o filme O Homem de Aço, com Henry Cavill.

A primeira versão (1938)

O primeiro desenho animado (1941)

O Superman nos anos 1950

George Reeves (1953)

O Superman nos anos 1960

Na década de 1970

Christopher Reeve (1978)

Reformulado por John Byrne (1986) 
[nessa época ia fazer 1 ano]

Univorme negro em "O Retorno" 
Início da década de 1990
[não lembro dessa cor de roupa, também deveria está com quase 5 anos]

Chega o mullet
Início da década de 1990

Lois & Clark: The New Adventures of Superman 1993-1997

Reino do Amanhã (1996)
[já estava com  ou quase 11 anos]

Superman - Série Animada (1996)

Brainiac Attacks (1996)

Surge o Superman elétrico (1997)
[esse eu lembro, até levei um susto]

Superman: Paz na Terra (1999)

O visual moderno

O esquema de cores do novo filme

O jovem Superman, dos Novos 52

A cueca desaparecida da versão adulta, dos Novos 52

Smallville (2001)

O Homem de Aço, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do Filme - Jobs: Um olhar sobre o filme pelos alunos do 9º ano

  Direção:  Joshua Michael Stem Roteiro:  Matt Whiteley Elenco:  Ashton Kutcher, Dermon Mulroney, Josh Gad, Lukas Haas, J.K. Simmons, Lesley...